Madlib – Shades Of Blue


Há muita mística envolvida quando se fala de jazz, ele é logo associado a virtuosismo musical  e de díficil “digestão”, o que nada é mais que um preconceito por falta de contato mesmo com os discos icônicos do gênero e uma certa preguiça mental que leva a ouvirmos as mesmas canções de novo e de novo e de novo…

O jazz que eu estou falando aqui é aquele que toca os sentimentos, nos transmite sensações e possibilita conectar os músicos com os ouvintes. Uma música pop pode fazer o mesmo de forma muito mais simples e eficiente, mas perde-se toda a originalidade no processo, sacrifica-se profundidade e  a excepcionalidade da arte em prol de um refrão memorável.

Poucos souberam fazer um jazz que misturasse a apreciação sonora com sucesso comercial. Desses os meus favoritos e de muita gente são os discos produzidos pelo selo Blue Note Records, que além de contar com artistas do naipe de John Coltrane, Sonny Rollins, Art Blakey e Donald Byrd possuia técnicas de gravação únicas que tornavam as gravações carregadas e cheias de presença, ao contrário do costumeiro som “espaçado” de outros discos de jazz.

A mitologia que envolve esses músicos do jazz perdura até hoje e diversos artistas contemporâneos como A Tribe Called Quest, The Roots e Dr. Dre adoram samplear músicas da Blue Note, mas Madlib resolveu criar um disco inteiro de músicas com samples do catálogo misturados com batidas de hip-hop e música eletrônica pra fazer um disco muito foda e que ainda conta com alguns curtos depoimentos dos artistas, experimente o fino do jazz de forma diferente, garanto que você vai gostar.

Compre: Amazon

Baixe:Kickass

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s