Donald Byrd – A New Perspective

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de jazz!

Não ando inspirado pra escrever sobre música moderna, quando isso acontece, gosto de apelar para os clássicos e que clássico amigo! essa bolacha de 1963 é um dos meus discos favoritos, por que assim como as meninas super poderosas, A New Perspective envolve tudo que há de bom e o elemento X. Tudo que há de bom seria a Blue Note Records, responsável por alguns dos melhores discos de jazz de todos os tempos que sabiamente escalou Hank Mobley no sax tenor e Herbie Hancock no piano para tocar Hard-Bop com um coral de igreja.

O elemento X é composto pelo lendário engenheiro de som Rudy Van Gelder, que realizou a mixagem fantástica do album e Duke Pearson responsável pelos arranjos da Blue Note e que tornam a experiência de ouvir o disco em um prazer indescritível, claro que sem os músicos  nada disso seria possível, porém muitas tentativas de juntar jazz e música gospel foram feitas e pouquíssimas tiveram êxito na hora de gravar, então é preciso dar bastante crédito a esses dois. A New Perspective não só teve sucesso como experimento em mistura de ritmos, como é um excelente disco de hard-bop por si só.

Donald Byrd  morreu em abril de 2013 e nos deixou essa gema de ouro. Ele queria fazer um disco espiritual que ligasse as improvisações que os músicos faziam em cima de tradicionais canções de igreja, uma espécie de cântico moderno, sem cair nos anacronismos vergonhosos que normalmente se encaixa a música gospel em que se perde o valor musical e torna-se apenas um instrumento de pregação.

O destaque do disco fica com Cristo Redentor, a música mais conhecida do disco é fruto de uma viagem de Duke Pearson ao nosso querido país, enquanto acompanhava Nancy Wilson em suas apresentações no Rio.

Compre:Amazon

Baixe:Kickasstorrents

2 comentários sobre “Donald Byrd – A New Perspective

  1. Pingback: Madlib – Shades Of Blue | Ventiladores'

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s