Fela Kuti

Porra, eu to pensando há um bom tempo sobre como começar este post, sentado de frente para esta tela brilhante, nesta noite noturna, mas a verdade é que sou muito medíocre pra escrever uma introdução que seja da altura dele.

Yeah my favorite unknown peeps! The Black President!

Pra quem conheçe e ainda não tem na discografia, shame on you! Pra que conhece e já tem, obviamente já parou de ler antes desta linha e, se for inteligente, deu play no video, e se for muito inteligente já está ouvindo 1975 inteiro. E pra falar a verdade não tenho ideia (leia-se: idêia, maldita reforma ortográfica) porque isso não veio para nossas paginas ainda.

Enfim.

Resumindo a vida do negão: Nasceu em 38 na Nigéria, com uns 20 anos foi pra Fuckin` London estudar medicina mas acabou na escola de música, começou uma bandinha de fusion, se casou, voltou pra nigéria, formou um radialista por lá, foi pra Gana, inventou o termo Afrobeat, teve rabo preso com os Panteras Negras, provocou o exercito nigeriano lançando Zombies, teve seu estúdio inteiro queimado por isso, quase morreu (jura!), enfim, o rapaz muita coisa fez por ai.

A música, se eu tentar falar, será prepotencia. O maluco cunhou o que nós chamamos de Afrobeat, tocava sax, trompete, guitarra, bateria, teclado e ainda cantava, e bem demais. Ele faz o diabo a quatro, mistura groove direto no teu sangue, te faz subir a parede e por fim bota o chão nos teus pés. Porque infernos eu, mero mortal, ousaria tal ousadia?

E prefiro nem fazer a velha recomendação de ouvir, porque isso ou aquilo, mimimi ou rarará, quaquaquá e blablabla.

Faça um favor a você mesmo.

Compre: Amazon

Baixe: TPB

Faça uma boa ação também, os ouvidos alheios agradecem.

Adios!

Um comentário sobre “Fela Kuti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s