Dr John – Locked Down


Pois é companheiros de ventiladores, nós já temos um clássico neste ano dito fatídico pelos maias e que album… digno de um apocalipse mesmo. Sejam bem vindos ao universo de um dos caras mais criativos do blues, digno de estar no hall da fama do rock, ter participado das gravações de Exile on Main Street e carregar a bandeira dos sons de Nova Orleans esse é Dr John.

A lenda diz que Dr John era um sarcedote que praticava cerimônias Voodoos durante o séc XIX. Um talentoso músico chamado Mac Rebennack durante os anos 60 resolveu homenagear a figura histórica de sua cidade e assim nasceu Dr john, The Nightripper uma persona de Mac que misturava o R&B com música psicodélica e rituais voodoos, vestindo roupas inspiradas no figurino de Screamin’ Jay Hawkins. Obviamente seu primeiro lançamento (Gris Gris) sob seu novo pseudônimo foi um grande sucesso.

Depois de alguns albums excelentes mas sem tanta popularidade, ele diminuiu o tom de maluquices e passou a focar mais na sonoridade bem conhecida de New Orleans, nessa época ele lançou seu album de maior sucesso com participações de Mick Jagger e Eric Clapton feito  praticamente só de canções clássicas de jazz /blues da Louisiana e fincou seu lugar como um artista respeitadissimo e a partir daí seu circulo de colaborações só aumentou conforme os anos passavam.

Mas depois de um tempo Dr John tornou-se um artista cult, deixe me explicar, tinha albums  com apenas sucesso relativo  e sempre bem elogiados pela crítica. Ele ficou nessa por anos até tocar com Dan Auerbach do Black Keys durante o Bonaroo Music Festival de 2011, fã de longa data de Mac, Auerbach lhe ofereceu “produzir um album tão bom quanto a muito tempo ele não via” daí o resto da história você pode ouvir em Locked Down.

Mentira, vou dizer o que você pode esperar: um album pegajoso como um pântano de tão legal de se ouvir, as guitarras de Auerbach casaram perfeitamente com a voz e as letras de Dr John, a produção trouxe ainda mais influências no R&B/ blues do cara, tais como a pegada de afrobeat e teclados cheio de estilo e funk pra fazer 10 músicas sensacionais que passam voando de tão legais e apesar de seus mais de 70 anos, a voz do cara está cada vez melhor, ou seja, Locked Down é um disco imperdível.

Compre: Amazon

Baixe: The Piratebay

Um comentário sobre “Dr John – Locked Down

  1. Pingback: Goat – World Music « Ventiladores'

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s