Dispatch – Gut The Van

Sempre questionei-me quanto a postar ou não esta banda, somente hoje, após ler a quase todas as 169 resenhas desse blog, tomei uma decisão. Não só porque a banda é incrível e talvez a qual eu fui viciado por mais tempo até hoje, mas principalmente porque ela me remete a razão pela qual escrevo neste blog sem esperar nada em retorno, esse amor ágape que sempre tive pela música.

Sempre fui aficionado por música, nunca fiquei preso a um estilo ou uma moda, a única exigência é que seja música e não produto, que perceba-se a alma artistica inspiradora por detrás da criação e não a mão de algum empresário. Mas ouvir música de verdade não é algo muito comum quando você não passa de um adolescente e encontrar outras pessoas que dividam essa paixão sempre resulta em amizades instantâneas. Muitas bandas das quais falamos nesse blog provavelmente surgiram nesse contexto e as melhores sempre são as que extrapolam a afinidade musical.

Dispatch é uma banda que me remete a esse tipo de amizade e a uma época muito boa da minha vida, que deixou lugar para outras coisas, por decisões pessoas são levadas a mudar-se e a mudarem, mas é na distância e nas areias do tempo que sabemos quem são nossos verdadeiros amigos, pois no dia em que passei por um momento difícil e recorri a música para salvar-me insisti com meu grande amigo e companheiro de descobertas musicas para que escrevesse-mos sobre nossas descobertas, este não só aceitou como ressuscitou diversas vezes minha fé na música, e hoje descobre e escreve ainda mais do que eu e posso sempre contar com nossa amizade e a música para alegrar meus dias.

Se Dispatch não lhe causar good vibes como as que eu tentei transpor na minha declaração, não sei o que fazer por você caro transeunte, mas talvez a história da banda ainda possa fazer alguma diferença (…) Urmston, Braddigan e Pete são três amigos que no começo dos anos 90 juntaram-se e brindaram ao mundo da música com Dispatch. Mesmo com muita insistência das gravadoras, a banda persistiu em manter-se independente e conseguiu produzir 7 álbuns durante sua existência.

O som da banda é uma mistura de rock, com surf music e um pouca de rap. Mas apesar do som não soar nem um pouco estranho aos ouvidos as composições são de uma personalidade distinta e inconfundível. Existe também alguns elementos de afrobeat nas músicas devido a experiência de Urmston como professor voluntário no Zimbabwe. Mas não deixem que eu vós fale somente, pois no show beneficente de encerramento da banda, sim beneficente, estes jovens não gostavam só de fazer música e falar de questões politícas, mas mesmo independentes foram capazes de dar vida ao Elias Fund (Elias é uma de suas músicas) que manda dinheiro para África, enfim, nesse show que teve dois dias e mais de 110 mil pessoas de 20 países compareceram para prestigiar a banda é considerado por alguns o maior show independente da história da música, provando a atmosfera positiva e contagiante que essa banda é capaz de proporcionar.

Pois o álbum duplo Gut The Van é composto apenas de gravações ao vivo, e digo, essa banda é ainda melhor ao vivo, pois fazem questão de improvisar em cima de suas composições originais, chegando a dobrar a duração de algumas faixas, revezando-se nas posições de vocal, percussão, etc (…) com direito a solos geniais e jams emocionantes.

Enfim, espero que as good vibes cheguem a todos.

Ouça: Grooveshark

Compre: Amazon

Baixe: Piratebay (discografia)

2 comentários sobre “Dispatch – Gut The Van

  1. I heard a story about a boy
    who was swept off the deck
    the sweeping tide swept the sea over his neck
    but it did not end there, the boy began to swim
    and dared to the sea that dared to invade him

Deixe um comentário

