Junio Barreto – Setembro

Outros reinos tive, oh bela!
Glória dos afagos, vinda do mar
De turquesa vestes os dias
De brilhar do sol

Alguém olhando esses versos por cima deve imaginar um poeta do séc XVI bebendo vinho e declamando versos para alguma galega em lisboa afim de enamorar a moça, mas o autor deles é Junio Barreto que busca no universalismo poético e no processo de deconstrução da linguagem a inspiração para criar suas composições.

Daí você junta os versos inspirados desse caruarurense com os onipresentes companheiros pernambucanos da nação zumbi, especialmente o cada vez mais profissional produtor pupilo pra ter um resultado muito acima da média entrando na minha lista de top 10 de 2011 fácil fácil.

Junio definiu o album como “um album de musica brasileira” já que tem um pouco de tudo, mas basicamente ficamos no samba, no frevo,no baião e naquele rótulo que engloba um monte de  coisa que chama música popular brasileira, mas dessa vez ele encaixa bem porque realmente o som apesar de possuir harmonias bem familiares não se encaixa completamente em nenhum ritmo particular, temos na mesma música momentos de rock e samba, como a alegre Vamos abraçar o Sol, mas o que predomina é uma cara “vintage” do som que soa menos artificial do que aparenta minha limitada descrição.

Junio é um trovador do séc XXI que consegue convencer logo na primeira faixa do album, Serenada Solidão com suas aliterações marcantes e o tom de declamação da letra, seguida pela excelente Setembro uma espécie de Iracema moderninha e  ilustra o que aconteceria se a nação fizesse baião, com um refrão que faria inveja a Chico Science.

Bélissima pedida, mas foge um pouco da seleção que fazemos aqui no Ventiladores, mas afinal se você quisesse ouvir o ultimo ritmo do Black Eyed Peas você não estaria aqui não? arrisque “juízo fosse fazer mal de mim”

Baixe: Setembro 

Site do cantor http://www.juniobarreto.com/  )

Um comentário sobre “Junio Barreto – Setembro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s