French Kicks – Swimming

Hello folks. French Kicks é uma banda de indie rock de New York. Recentemente eu fui questionado quanto ao significado do rótulo “indie rock”, pois bem, “indie” vem de independent, mas o que significa ser independent na indústria fonográfica? Na minha leiga opinião (existe um curso chamado Music Business, onde vc aprende sobre essas coisas) ser independent é gravar e distribuir seu álbum fora do circuito controlado pelas grandes gravadoras (Sony, EMI, Warner e Universal e suas sub-labels, Apple, Virgin, Capitol), mas o que significa gravar fora do circuito comercial? Mais uma vez, essa é a minha opinião, ou seja, não pesquisei o tema em detalhes e eu não estou argumentando com base em dados sólidos, minhas fontes são a wikipedia, outros blogs e a minha capacidade de observação empirica. Gravar fora do circuito comercial abre a possibilidade de fazer música sem avaliar a probabilidade de retorno do investimento, isso é, todo o tempo e dinheiro dedicado são com o intuito de obter o melhor resultado musical/artistico possível, enquanto quando se está sob a tutela da gravadora, sua música tem que pagar o que foi investido e ainda gerar lucros, portanto molda-se o som para que ele torne-se “radio friendly”, seus clipes são plásticos e perfeitos para o top ten da MTV, seu “look” reflete as tendências do seu segmento da moda, etc… Isso é, sua música e sua atitude não são mais suas e sim daquilo que a indústria acredita que vá vender mais e ao subtrair a autenticidade do artista, metade de sua alma se vai.

Mas ai temos a definição prática do que é “indie”, mas eu fui questionado quanto a “indie” ser um estilo musical, pois bem, as pessoas que se dispõe a sacrificar-se para gravar um álbum sem a ajuda de uma corporação, para que o resultado seja puramente a arte, são claramente pessoas que pensam parecido e provavelmente dividem alguns interesses, como música! O que as faz terem influências similares sobre os seus trabalhos, criando um estilo musical! No meu ver, o “indie” é o que chamava-se “underground” na época em que não existiam computadores para facilitar o processo de gravação independente e as bandas precisavam de uma gravadora ou sublabel louca o bastante para gravar algo não comercial.

Um adendo final a esse devaneio sobre o estilo indie, não achem que as bandas fazem tudo sozinhas, ou que esse negócio de ser independente é recente, há muito tempo que existem os SELOS ou LABELS, que ajudam as bandas a distribuir seus cds, divulgar seu material, agendar shows, etc. os selos tornaram-se ainda mais populares e significativos hoje, que são mais amplamente utilizados pelas bandas independentes, com certeza Domino Records é um nome que todos já vimos, graças ao fenômeno Arctic Monkeys.

Voltando ao post, French Kicks é uma banda de indie rock de NY, eles começaram em 1998 mas brigaram muito, muito mesmo, mudaram de formação pelo menos umas três vezes e junto com isso, mudaram seu estilo músical, que no começo era um garage rock, post-punk e nesse último álbum – Swimming, ficou mais indie mesmo, hahaha!

Swimming é de 2008, o álbum é bem sólido, não é nada genial, a Pitchfork deu um timído 7.5. O som é bem melancólico ou como descreveu o guitarrista – “used a lot of first and second takes and tried to preserve a sense of immediacy and discovery that comes from putting things down before you really have a chance to think too hard”, para quem faltou nas aulas de inglês, ele disse que o som remete a sensação de “imediação” (existe?) e descobrimento que se tem no ato de deixar os ânimos se acalmarem antes de pensar ou decidir algo. Ou seja, é um som perfeito para se relaxar antes de se fazer algo importante. Além disso é um som bem romântico, a bateria menos grave e os vocais melâncolicos, junto com as guitarras simples, simples no sentido de que ela se mistura com a bateria, tornam o som além de chill out, bastante inspirador para quem está se apaixonando. (I’m so gay sometimes. LOL)

Divirtam-se, amem e usem camisinha.

 

Ouça: Grooveshark

Compre: Amazon

Baixe: Piratebay

Não sabe baixar Torrents? Não tenha vergonha seu analfabeto, ninguém vai saber se você usar nossa seção de HELP

3 comentários sobre “French Kicks – Swimming

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s